Atrativos Turísticos em Nova Olinda – Ceará

Mosaico atrativos de Nova Olinda
Mosaico atrativos de Nova Olinda
Para quem não leu os últimos dois post eu resolvi escrever sobre os destinos indutores do Ceará (segue  link com a definição: https://reviaje.wordpress.com/2015/09/24/destinos-indutores-no-ceara/). Neste post continuarei a escrever sobre os atrativos turísticos de Nova Olinda (segue também o link da primeira parte que comentei sobre o município: https://reviaje.wordpress.com/2015/10/03/destino-indutor-nova-olinda-ceara/).
Dedicarei este post a comentar sobre 3 atrativos que são paradas obrigatórias para se conhecer na cidade. São eles: a Igreja Matriz de São Sebastião, a Fundação Casa Grande e a loja de artesanato de Espedito Seleiro (sim, está escrito corretamente, se escreve com “s”).
Igreja de São Sebastião
igreja matriz em nova olinda
Fonte: Visitá técnica realizada pelo IFCE, 2014.
A Igreja Matriz de Nova Olinda, está localizada no centro da cidade, na Rua Jeremias Pereira, S/N, e está vinculada a Paróquia de Santana do Cariri. Possui como padroeiro São Sebastião. E para enriquecer nosso conhecimento aqui vai um adendo:

“A história de São Sebastião, que nasceu na França mas morou em Milão, na Itália, é marcada por coragem e fidelidade ao cristianismo. No século III d.C. os cristãos sofriam grandes perseguições e São Sebastião não deixou que sua fé se abalasse. Tornou-se exemplo de força e passou a ajudar cristãos perseguidos, mesmo colocando em risco sua própria vida. Então, descobriram que Sebastião era cristão, e, como punição, o amarram a uma árvore, recebendo flechadas e sendo, posteriormente, abandonado. Porém, ele sobreviveu às flechas. Após recuperar-se voltou com o trabalho de evangelização. Por isso, os devotos do santo costumam usar uma medalinha com a imagem de um homem com algumas flechas preso a uma árvore.” Fonte: http://www.blogcruzterrasanta.com.br/sao-sebastiao-historia-vida-e-milagres/

Infelizmente, das duas vezes que fui a Nova Olinda, a igreja estava fechada, logo não conheci o seu interior. Mas por fora pude apreciar sua bela arquitetura. E para ajudá-los a conhecer a igreja por dentro e não perder a viagem segue abaixo os horários das missas e o telefone de contato da igreja (Fonte: Site Horário de Missa, 2015):
Domingo: 19:00
Segunda-feira: 06:30
Terça-feira: 06:30
Quarta-feira: 06:30
Quinta-feira: 06:30
Sexta-feira: 06:30
Sábado: 06:30

Telefone(s): (88) 3546-1550

Fundação Casa Grande
Fundação Casa Grande, Nova Olinda, Ceará - 2014
Fundação Casa Grande, Nova Olinda, Ceará – 2014
Fundada em 19 de dezembro de 1992, a Casa Grande desenvolve a educação patrimonial através do programa de formação, ressaltando os bens materiais e imateriais da região com objetivo de preservar sua história.
A Fundação Casa Grande é reconhecida por seu acervo arqueológicos, mitológicos e históricos, que visa preservar cultura do povo Kariri. Capacita crianças e adolescentes em comunicação, gestão, música, cinema, vídeo e teatro, criando novas oportunidades e formando futuros profissionais. Essas crianças e adolescente são os guias do memorial e de todo o espaço da Fundação. É maravilhoso e muito gratificante ser guiados por esses pequenos durante a visitação. Vale a pena conferir!
Espedito Seleiro
Espedito Seleiro. Fonte: Fanpage do Espedito Seleiro, 2012.
E com certeza, uma das paradas obrigatórias de visitação na região é a loja do Seu Espedito Seleiro. O artesão, cuja loja leva o seu nome, nasceu em 1936 e é conhecido nacional e internacionalmente como o “mestre do couro”. A tradição do couro e do cangaço são eternizadas através de suas peças.
Felizmente, durante minhas visitações tive a oportunidade de conhecê-lo. Sempre humilde e com um belo sorriso, atende a todos com muito carinho, atendendo, inclusive, os pedidos dos cliente em fotografá-lo. A Loja é encantadora! Possui uma diversidade de peças como bolsas, mochilas, chaveiros, chinelas, etc. As mais trabalhadas são um pouco caras (dependendo da peça) mas vale muito a pena tê-las pois são feitas praticamente com exclusividade.
Em 2014, quando estive em Nova Olinda, percebi que sua loja havia passado por reformas. Eu havia conhecido a loja pela primeira vez em 2008 e fiquei feliz em constatar as melhorias pois isso demonstra o crescimento e reconhecimento de sua arte.
Segue abaixo o link do fanpage da loja e do perfil do Seu Espedito Seleiro para vocês conferirem seus produtos:

https://www.facebook.com/espedito.v.seleiro?fref=ts (página)

https://www.facebook.com/espedito.seleiro?fref=ts (perfil)


Um comentário sobre “Atrativos Turísticos em Nova Olinda – Ceará

Deixe um comentário